Letter consulting

O que fazemos?

Aqui inspiramos confiança e empoderamos a mudança em tudo o que fazemos, nossa visão é ser a escolha certa na parceria que oferecemos. A base para isso é a qualidade nos trabalhos, o compromisso de contribuir para o sucesso dos nossos clientes e no desenvolvimento da sociedade em geral. Cada vez mais temos a certeza que o trabalho que desempenhamos no dia a dia é coerente com nossos valores e aspirações, a importância da participação da LETTER CONSULTING e de cada um de nós na promoção das mudanças de que a sociedade necessita, é um pilar inegociável para nós.

Essa mudança reflete a nossa crença na ideia de que todos temos um papel a desempenhar na construção de um mundo mais justo e sustentável, e que em
linhas gerais, faz com que aceitemos as constantes mudanças sabendo que contribuem para melhorar os hábitos que ajudam a reduzir o nosso impacto social, promovem valores de boa governança, diversidade, inclusão e nos tornam participantes diretos em ações sociais que beneficiam nossas famílias, empresas e comunidades em que atuamos.

Outro de nossos pilares é a “integridade acima de tudo”, fazer a diferença de forma transparente sempre trazendo a verdade, o cuidado com as empresas e as pessoas, nos torna uma equipe diferenciada que busca os desafios constantemente.
FRAMEWORK_Prancheta 1

Revisão Tributária e
Previdenciária

Nosso diagnóstico objetiva a verificação de toda a base de tributação das obrigações principais e acessórias, fiscais e sociais, visando a restituição de valores pagos a maior e geração de caixa para companhia. Bem como, a identificar possíveis inconsistências e erros ensejadores de fiscalizações, autuações e ainda composição do débito fiscal, com metodologia exclusiva e ferramentas avançadas de BI Business Intelligence e CM – Content Management.

A metodologia foi desenvolvida com base na curva de maturidade e complexidade de operações de uma empresa.

Sincronizados com as regras de negócio estabelecidas na legislação atual referente toda tributação nacional com as análises digitais sobre os arquivos de dados do cliente (validação, cruzamentos, conciliações, relatórios gerenciais, indicadores e saneamento de dados e informações, que de forma preventiva permite a antecipação aos erros nos dados que serão externados ao Fisco.
ilustrações-08
De forma direta e objetiva, geramos caixa para as companhias e de forma preventiva identificamos a qualidade dos dados, integridade, transparência, confiabilidade e segurança das informações que serão entregues ao Fisco, com isso, criamos uma base de informações para atendimento a futuras fiscalizações ou ainda encaminhando relatórios gerenciais aos Stakeholders.

Impostos diretos e
e indiretos

O Brasil tem uma das maiores e mais complexas taxas de contribuição do mundo, eles podem ser denominados indiretos ou diretos. Efetuamos a revisão dos cálculos dos tributos (IRPJ, CSLL, IPI, PIS, Cofins, IOF, ICMS e ISS), bem como, possíveis recuperações, suspensões, regimes especiais e benefícios fiscais.

Nossa equipe está preparada para auxiliar as empresas na elaboração e revisão dos cálculos dos tributos, possibilitando uma maior segurança e antecipação de eventuais exposições e riscos fiscais, os tributos indiretos são uma das ferramentas importantes para avaliar a competitividade das empresas no mercado nacional, considerar a estrutura mais eficiente pode ser fator decisivo para a geração de resultados.

Nosso trabalho tem por objetivo, ajudar a administração a entender as modificações e os aspectos complexos da legislação, a fim de apoiar o processo de gestão de riscos e, sobretudo, a identificação de oportunidades para melhor equacionar a carga tributária.
ilustrações-03

Oferecemos uma série de serviços de assessoria e consultoria tributária para assegurar uma gestão eficaz dos custos fiscais na esfera dos tributos indiretos.

Transação e NJP

Transações

O Estado tem o dever de incentivar as partes à autocomposição, sempre quando for oportuno e possível. Essa premissa, inclusive, está prevista no próprio Código de Processo Civil (art. 3º, §§2º e 3º).

Dessa forma, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) publicou três novas normas que regulamentam a transação de créditos inscritos em dívida ativa da União, em razão da conversão da Medida Provisória nº 899/2019 na Lei nº 13.988, de 14.04.2020, que estabelece as condições para transação extraordinária na cobrança da dívida ativa da União, em função dos efeitos da pandemia causada pelo novo corona vírus (CO-VID-19), que podem chegar:

NJP

Em resumo, o Negócio Jurídico Processual está associado diretamente à ideia de flexibilização procedimental, e mais ainda, à ideia de tutela jurisdicional diferenciada, por meio da qual o procedimento deve se adaptar às exigências impostas pelo direito material no caso concreto para que a tutela seja real e efetiva.

ilustrações-04

BPO Fiscal

A terceirização da atividade de controle fiscal, que podemos chamar de BPO (Business Process Outsourcing) Fiscal, apresenta todas as tarefas impostas pela legislação para atender as obrigações fiscais principais e acessórias nas esferas federal, estadual e municipal, e atualização das Matriz de Impostos.

Atua, também, no processamento das informações e respectivos cruzamentos entre as informações em tempo real da sua empresa.

Uma vez definidas as informações relevantes para os negócios, são disponibilizados, diariamente, análises, relatórios e gráficos para orientar a estratégia e a tomada de decisão, bem como apoio no planejamento tributário da empresa.

Abaixo as principais atividades:

ilustrações-04

Planejamento Tributário, Sucessório e Reestruturação

Uma enorme necessidade de obtenção e gestão de recursos financeiros faz com que as empresas avaliem com regularidade sua gestão tributária, visando a eficiência fiscal. O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam trazer eficiência ao pagamento de tributos e existem centenas de tipos de planejamentos tributários que se aplicam a cada companhia.

Os objetivos são:

Estratégico

Planejamento tributário estratégico visa a projeção do futuro da gestão, considerando os seus valores, missão e visão, basicamente precisamos:
O planejamento estratégico tem como principal objetivo a adequação da gestão à legislação brasileira, que é severa e complexa, a curto, médio e longo prazo.
ilustrações-06

Operacional

É focado no cumprimento das obrigações fiscais no dia a dia da empresa em um período de 3 a 6 meses, o planejamento tributário operacional organiza todas as datas e valores que devem ser respeitados, determina as metodologias e os responsáveis pelas entregas, sempre “linkado” a estratégia de transferir direitos e deveres para sucessores, e minimizar os custos envolvidos para garantir a proteção do patrimônio no longo prazo. Não se trata, portanto, de simplesmente decidir por um caminho, mas de estabelecer uma estratégia quando diante das possibilidades em aberto, há uma considerável margem de personalização no trabalho conforme as características de cada patrimônio e cada companhia.

Compliance de Contratos

O compliance é um tema que vem ganhando cada vez mais atenção nas empresas. Para advogados, gestores e demais profissionais que lidam diariamente com a gestão de contratos e outros documentos jurídicos, manter o compliance é fundamental para garantir transparência nas relações com clientes, fornecedores e demais stakeholders.

Aliar o compliance à automatização do gerenciamento de contratos e contratações traz uma gestão mais ágil e centralizada.

Com uma gestão de contratos transparente, a empresa pode:

LGPD

O novo impacto dos regulamentos em diferentes áreas da Organização será revisto e ajustado. As ações que serão realizadas são:

ilustrações-07
img_lgpd_Prancheta 1 (1)

International Tax

Conjunto de soluções tributárias específicas voltadas a empresas brasileiras em processos de internacionalização, organizações estrangeiras que realizam investimentos no Brasil e organismos investidores em geral, todos esses serviços ganham alto potencial em um contexto de globalização da economia.

Nossos principais serviços são:

ilustrações-05

Contencioso
Administrativo/tributário

Todo contribuinte tem o direito a defesa administrativa, caso seja autuado pela fiscalização tributária, sem necessariamente ter que recorrer ao órgão judiciário, ou seja, junto às próprias repartições fiscalizadoras.

As exigências contidas nos autos de infração ou documentos equivalentes, podem ser impugnadas administrativamente pelos contribuintes ou responsáveis, na forma prescrita nas legislações tributárias que os regulam, anexando provas com o objetivo de reverter a cobrança dos tributos.
ilustrações-08

Nossos principais serviços são: